Olá, como a INSECT KILL pode te ajudar?
Ao transformar o ambiente natural em área rural ou urbana, o homem provoca modificações radicais na flora e fauna locais. Por um lado, verifica-se a extinção da maioria das espécies nativas e, por outro lado, a adaptação de algumas espécies ao ambiente perturbado, onde passam a se beneficiar do material orgânico acumulado.
A mosca-doméstica (Musca domestica) é um dos insetos mais comuns e um membro do grupo das moscas (ordem Diptera). A mosca pode pousar em comida, contaminando-a com bactérias, e tem sido, durante os tempos, responsável por inúmeras propagações de doenças.
Várias espécies de moscas podem causar problemas, destacando-se as espécies:
Musca domestica (mosca-doméstica)
Stomoxys calcitrans (mosca-dos-estábulos)
Drosophila spp. (mosquinha)
Chrysomia megacephala (mosca-varejeira)
Ciclo de vida
As moscas desenvolvem-se por metamorfose gradual passando pelos estágios de ovo, larva, pupa e adulto.
Ovo
Os ovos possuem a forma de banana e medem cerca de 1mm de comprimento.
Os ovos são depositados sobre substâncias orgânicas como esterco e lixo ou qualquer material em putrefação, a deposição ocorre preferencialmente em locais onde a matéria orgânica se apresenta mais liquefeita, pois são muito sensíveis à perda de umidade. Do ovo eclodem as larvas em torno de 8 a 24 horas, dependendo da temperatura.
Larva
As larvas se alimentam da matéria orgânica em decomposição (esterco ou lixo) e de bactérias presentes no esterco. O período larval dura cerca de 5 a 8 dias, variando de acordo com a umidade, o calor e a presença de matéria orgânica. Geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Passam por 3 estágios larvais (L1, L2 e L3) e trocam de pele 2 vezes. Ao passar de um estágio a outro, as larvas perdem sua antiga “pele” (cutícula) e produzem uma nova cutícula, a qual é formada por uma substância denominada quitina. Um quilo de esterco pode nutrir 1.000 larvas.
Pupa
Quando as larvas completam seu desenvolvimento, se movem para as áreas mais secas do esterco ou lixo, em geral são as bordas do substrato, onde ocorre a transformação para a fase de pupa.
O tegumento da larva se contrai, endurece e escurece, tomando a forma de um barril, denominado pupário, dentro do qual irá se desenvolver a forma adulta. No início, o pupário tem a coloração amarelada, mudando gradativamente para castanho claro a castanho escuro, dentro de 24 horas. A duração da fase de pupa depende da umidade e temperatura. O tempo de duração deste estágio é de 3 a 4 dias na temperatura de 25 a 30°C.
Adulto
Quando a mosca adulta emerge do pupário, ela apresenta o corpo mole, incapaz de voar. Ela move-se vagarosamente até encontrar um local apropriado para descansar, onde irá esticar inteiramente suas asas e endurecer sua cutícula. Pode levar até 24 horas, antes que as moscas possam usar suas asas e voar, momento em que ocorre o acasalamento. As moscas adultas vivem apenas cerca de uma semana. Durante sua vida uma fêmea de Musca domestica deposita de 800 a 1.200 ovos.