Olá, como a INSECT KILL pode te ajudar?
Os carrapatos são aracnídeos ectoparasitas hematófagos, ou seja, parasitas externos que se alimentam de sangue de vertebrados, incluindo humanos. Seu ciclo de vida inclui as fases de ovo, larva, ninfa e adulto. São conhecidos por transmitirem doenças e causar danos aos hospedeiros.
Características Morfológicas:
Corpo: Dividido em cefalotórax e abdômen.
Pernas: 4 pares de pernas nos adultos e 3 pares nas larvas.
Peças Bucais: Possuem quelíceras e hipostômio para perfurar a pele do hospedeiro e se alimentar de sangue.
Ausência de Antenas e Asas: Diferentemente dos insetos, os carrapatos não têm antenas nem asas.
Ciclo de Vida:
Ovo: As fêmeas adultas, após se alimentarem, depositam até 5.000 ovos no ambiente, em locais como frestas de paredes e pisos.
Larva: Os ovos eclodem em larvas. As larvas buscam um hospedeiro (cães, gatos, humanos, etc.) para se alimentar de sangue, e podem sobreviver até 6 meses sem se alimentar.
Ninfa: Depois de se alimentarem, as larvas se transformam em ninfas, que também precisam se alimentar.
Adulto: As ninfas evoluem para carrapatos adultos, que buscam um hospedeiro para se reproduzir, reiniciando o ciclo com a postura dos ovos.
Importância:
Vetores de Doenças: Transmitem diversas doenças, como febre maculosa, doença de Lyme, babesiose, entre outras.
Danos aos Hospedeiros: Causam lesões na pele, anemia, perda de sangue e, em alguns casos, paralisia.
Impacto Econômico: Causam prejuízos na pecuária, principalmente no setor bovino.
O carrapato possui alta resistência, por isso é importante fazer uma aplicação minuciosa e detalhada, com produto de qualidade e eficiente.
O serviço de dedetização de carrapatos deve ser realizado simultaneamente ao tratamento do animal de estimação. Isso porque os aracnídeos se abrigam no ambiente, em ninhos, quando não estão no pet. Ao contrário das pulgas, os carrapatos passam a maior parte do tempo fora dos animais hospedeiros. Quando trocam de fase, eles se posicionam no espaço de abrigo.
Primeiro é realizada uma inspeção inicial, no intuito de localizar o ninho dos carrapatos. Como resultado é possível identificar a espécie e o nível de infestação. De acordo com essas informações, é indicado o método mais eficaz de controle contra o animal.
A intervenção química mais utilizada na dedetização de carrapatos é a pulverização. A aplicação é feita três vezes no período de 15 dias. Dessa forma atinge-se todas as fases do ciclo de vida do aracnídeo. A fim de levar em consideração todos os quesitos de segurança, é necessário afastar o pet por 48 horas do ambiente.